A 4ª Mostra do Clube Tex Portugal, organizada pelo Clube português com o mesmo nome e com o apoio da Câmara Municipal de Anadia, abriu as portas ao maravilhoso mundo do Ranger, no passado sábado, dia 29 de Abril, pelas 15.00 horas, no interior do magnífico Museu do Vinho Bairrada, em plena Anadia e com as mui nobres e importantes presenças do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Anadia , o Exmº Sr. Engenheiro Jorge Sampaio e do director do Museu do Vinho Bairrada, Exmº Sr. Dr. Pedro Dias, que com estas suas presenças vieram dignificar e ao mesmo tempo mostrar a consideração e relevo dado pelo Município de Anadia a esta 4ª Mostra do Clube Tex Portugal.
Discursos, mas também muita animação e sobretudo uma grande afluência de público fizeram parte do programa de abertura do evento, levado a cabo na região bairradina, pelo Clube Tex Portugal, que congrega os fãs de Tex Willer, criado em 1948 por Gianluigi Bonelli e Aurelio Galleppini, sendo o único clube português dedicado exclusivamente a um herói da BD, e o primeiro clube oficial de Tex no mundo, devidamente autorizado pela Sergio Bonelli Editore.
A aposta da Câmara Municipal de Anadia em Tex é cada vez maior, tendo este ano adoptado oficialmente o estatuto de Capital Portuguesa do Tex, acto este que reconhece a importância que o município bairradino atribui à mais popular e carismática personagem dos fumetti. Decorrente desse acto e também como prova da consideração e apreço do município, realce para uma exposição permanente dedicada a Tex, numa ala inaugurada precisamente nesta 4.ª mostra, no Museu do Vinho Bairrada, tratando-se da única exposição permanente que não está relacionada com o vinho, mas que exibe as belíssimas artes com que os desenhadores de Tex agraciaram Anadia e a sua região nestes últimos 4 anos.
O evento que durante o fim de semana contou com as presença de Andrea Venturi e Leomacs, conceituados bandas desenhistas italianos pertencente aos quadros da Sergio Bonelli Editore, integrados nas exposições pessoais dos autores, cada uma delas contendo uma dúzia de pranchas das histórias de Tex assinadas por Andrea Venturi (“Os pioneiros“) e Leomacs (“Ouro negro“) teve um estrondoso sucesso como provam os inúmeros elogios ao evento, mas sobretudo a excelente afluência de público nos dois dias desta 4ª Mostra do Clube Tex Portugal.
O acontecimento bairradino, apresentou um programa diversificado e muito rico que incluiu conversas, conferências, aulas de desenho, sessões de autógrafos e de desenho ao vivo, mas o principal acontecimento foi o lançamento de “Ouro Negro“, o quarto volume (genuinamente português se excluirmos o “Tex contra Mefisto”, numa iniciativa do Correio da Manhã há mais de uma década) da colecção Romance Gráfico Tex publicado no nosso país e com o selo da Polvo Editora, uma edição altamente elogiada, sobretudo pela qualidade do papel usado e da magnífica impressão que surpreendeu, obviamente pela positiva, inclusive o próprio Leomacs.
Para além de tudo isso houve ainda várias tertúlias à mesa igualmente com a presença de Venturi e Leomacs e numerosa participação como as fotografias que ilustram este texto o documentam. E de modo a dar mais cor e brilho à exposição, foram também expostos inúmeros itens relacionados a Tex e ao seu mundo, com especial relevo para livros e revistas de diversos países e de alguma raridade, para além de diversas estátuas, estatuetas e bonecos do Ranger e demais personagens da série assim como muitos outros itens que deliciaram os visitantes, em especial os fãs e coleccionadores de Tex.
Foram muitas as pessoas, sobretudo fãs do cobói italiano Tex Willer, que escolheram Anadia para apreciar durante o fim de semana, que contou então, como dissemos anteriormente, com as presenças dos consagradíssimos e simpaticíssimos Andrea Venturi e Leomacs nesta 4ª Mostra do Clube Tex Portugal. Vieram, na sua maioria, de lugares distantes como Lisboa, Viana do Castelo, Coimbra ou Braga, mas houve até quem viesse de Itália e Brasil, mas não quiseram perder a oportunidade de conviver com dois dos seus autores favoritos e de aproveitar para conhecer Venturi e Leomacs. como foi por exemplo o caso do consagradissimo jornalista brasileiro Thiago Gardinali que veio cobrir a Mostra portuguesa para a televisão brasileira!
Venturi e Leomacs que aquando da cerimónia de inauguração foram apresentados ao público presente, foram alvo de uma tremenda ovação que demonstrou inequivocamente que os consagrados desenhadores italianos foram uma aposta certa da Direcção do Clube Tex Portugal para esta quarta Mostra que contou também com as ilustres presenças do editor Dorival Vitor Lopes. e do tradutor Júlio Schneider.
Os desenhadores italianos tiraram centenas de fotos e fizeram muitíssimos desenhos de Tex com dedicatórias que sem dúvida passarão a ser o maior tesouro de todos os coleccionadores de Águia da Noite que os conseguiram. E o mais interessante é que realmente se estavam a divertir tanto quanto os seus admiradores. Não se cansavam de agradecer a todos os portugueses pela acolhida que receberam no nosso país e que jamais esquecerão, prometendo ambos voltar assim que possível ou quando forem novamente convidado para um evento português…