Clube Tex Brasil realizou Encontro Nacional de quadrinhos em Alagoinhas Bahia.


1º ENCONTRO NACIONAL DO CLUBE TEX BRASIL EM ALAGOINHAS – BAHIA


Nos dias 19 e 20 de abril de 2014, na cidade de Alagoinhas, Bahia, sob a Direção, Organização e Presidência dos pards Jesse Bicodepena e José Leonardus, aconteceu o 1º ENCONTRO NACIONAL DO CLUBE TEX BRASIL. O evento iniciou-se às 9:00 horas, com a presença de leitores e colecionadores de Tex de vários estados do Brasil, como Emerson Cruz e sua esposa Flávia do Rio Grande do Sul, Wilson Sacramento e sua esposa Viviane de São Paulo, O presidente do Conselho Deliberativo José Leonardus Hoed sua esposa Arlete e Nilo Reis de Minas Gerais, Iranildo Silva e Inaldo Rodrigues ambos de Pernambuco, da Bahia vieram Robério Wilson Aguiar com sua esposa Tina de Ibicoara, Marco Franco e Gilberto Marcos Mendonça Santos de Feira de Santana, Dr Firmo, Wilson e Marcelo de Salvador, muitos outros de Alagoinhas como Juarez Anunciação com seus lindos artesanatos em forma de estatuas de Tex e seus pards, A galera desenhistas e fãs de Hellboy e Dragon Ball, Os colecionadores de Carrinhos e miniaturas de veículos raros, e a linda coleção de Baty Boop da D. Elizabete esposa de Bicodepena.







Abrindo o evento, o Presidente agradeceu a presença de todos e explicou os objetivos principais do evento. A seguir, os texianos foram convidados a expor suas revistas disponíveis para venda e trocas. Foram expostos diversos itens e curiosidades do personagem, a exemplo de estatuetas, publicações em diversos jornais, revistas italianas, desenhos amadores e os lindos banners que abrilhantaram e embelezaram o evento. Foi uma grande oportunidade de conhecer os texianos que já mantinham contato e negociações virtuais e agora, amigos reais. Conheci colecionadores ainda iniciantes com poucas revistas e veteranos com 42 mil revistas e cada história interessante que em dois dias foram insuficientes para apreciarmos tudo o que envolve o “mundo Tex”.






Ao meio dia fomos contemplados com um delicioso almoço oferecido pelo casal anfitrião Jessé e Elisabete, composto por vários itens tradicionais da culinária baiana, como o arroz, feijão, carnes e peixes diversos. Após o almoço, fomos convidados a ver o filme “Tex e o Senhor do Abismo” e a seguir, o filme do Zagor ( O Espírito com a Machadinha). Finalizando, o Presidente distribuiu os kits do Tex, composto de camisa, caneta, adesivo para carro e jornal com publicações do personagem. Logo após, fez uma mesa redonda com os texianos, agradecendo a presença de todos e suas respectivas esposas e explicou todo o processo de criação do Clube, seus principais objetivos e as ações futuras do mesmo. A palavra foi franqueada e todos tiveram a oportunidade de relatar sua experiência com o Tex e à respeito do evento. Foram só elogios e agradecimentos...rs.





Á noite, o grupo foi numa pizzaria, onde ouvimos boa música ao vivo e tivemos a oportunidade de bater um papo legal e estreitar ainda mais os laços de amizade com os presentes. No domingo cedo, como já estava na programação, fomos conhecer a linda Praia de Subaúma, onde passamos mais um dia agradabilíssimo, na companhia de nossas esposas e além de desfrutarmos da bela praia de águas tranquilas e transparentes, batemos um longo papo, acompanhado por montanhas de batatas fritas e suculentos bifes de mais de dois dedos de altura (como diria o Kit Carson), caldos, peixes e boa cerveja.
Domingo à noite, fomos contemplados com um delicioso jantar, no Restaurante Engenho Velho. Ambiente lindo, prazeroso, boa comida e atendimento vip. Mais um momento fantástico proporcionado pelo casal Jessé e Elisabete.
Foram dois dias maravilhosos, na companhia de pessoas maravilhosas, falando e vivenciando o espetacular mundo do Tex Willer. Vida longa ao Clube e vida longa ao Tex.


UMA BREVE HISTÓRIA DO TEX.




Tex ou Tex Willer (que já foi chamado de Texas Kid quando foi publicado em 1951 na Revista Junior número 28 , é um personagem de banda desenhada (história em quadrinhos), criado em 1948 e originalmente publicado na Itália. Tex é um dos personagens de westerns mais longevos da história dos quadrinhos, sendo publicado em diversos países do mundo. Tex foi criado pela dupla Giovanni Luigi Bonelli e Aurelio Gallepini. Outro fator decisivo para o sucesso é o bom humor presente nas histórias. A comédia acontece principalmente quando Kit Carson, o parceiro de Tex, começa com sua onda de pessimismo e reclamações.
Além de muita ação em todas as histórias, com chumbo grosso voando por todos os lados, o que torna a leitura interessante é o conhecimento que as histórias trazem. Você fica por dentro da cultura dos índios, da vida dos pioneiros, de episódios marcantes e reais na história dos Estados Unidos, dos hábitos da época… Detalhes mínimos foram pesquisados antes de tornarem-se texto e desenhos, para que o leitor tivesse a noção exata do ambiente em que se passavam as aventuras. Tex pretendia aliar cultura e diversão e isso pode justificar o seu sucesso em muitos países do mundo.
Mas não há dúvida que o principal motivo que faz de Tex um sucesso é a ação constante das aventuras e o senso de justiça.
Tex é um Ranger do Texas, uma espécie de polícia especial dos Estados Unidos. Tex normalmente recebe carta branca para agir e fazer cumprir a lei, sendo-lhe confiadas missões variadas. Contrabandos de armas, assaltos a trens ou bancos, roubo de manadas inteiras, xerifes abusando de sua pataca para explorar o povo são apenas casos mais comuns, dentre tantos que Tex tem que enfrentar. Para isso, ele conta com a ajuda de seus pards: Kit Carson, Kit Willer e o índio navajo Jack Tigre.
Matéria gentilmente redigida por Robério Wilson Aguiar.

Não saia sem comentar no site

Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Pages